Sejam bem vindos...

Pela paixão de educar e o desafio de inovar!

Um abraço carinhoso Regina

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Unidade 2 - Internet, hipertexto e hipermidia

Para acessar os conteúdos da Unidade 2 - INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMIDIA
Atividade 2.1: Navegação em hipertexto
Houve diferença nos caminhos navegados?
Que diferenças de percepção resultaram?
Alguém se perdeu na navegação? Soube voltar para as páginas iniciais?
Há ganhos em navegar à deriva?

Atividade 2.2 -Navegando em hipertexto sobre hipertexto.

Registro: Elabore uma conceituação sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora. A proposta é criar um texto curto, de no máximo uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e adicionar algum comentário ou intervenção sua.Procure, nas várias páginas que leu, alguns trechos pequenos que, em sua opinião, expressam de forma clara o que é um hipertexto. Seja parcimonioso, não copie tudo o que gostou ou tudo o que encontrou. 1Refletir:

Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto?Você se perdeu?Conseguiu retornar e achar seus caminhos?Conheceu coisas inesperadas?Aprendeu um pouco acerca do tema central, os hipertextos?Saberia dizer por onde andou?Saberia enumerar cada coisa sobre o que leu?

Atividade 2.4: criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper portfólio
Você vai criar a página inicial de seu portfólio, uma página onde vai registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e inventar. Atividade 2.5: Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet.

Atividade 2.6: Execução da atividade planejada. Criar um Blogs ou fotologs, vivendo em comunidade

Atividade 2.7: O registro digital da experiência

Modelo de como pode ser estruturado o documento. Pontos a constar no registro descritivo do projeto: 1. Descrição do projeto com seus objetivos, etapas, recursos necessários etc. Exatamente o documento que foi criado durante a segunda semana descrevendo o projeto com as correções e adaptações que tenha sofrido desde então.
2. Características da turma em que foi experimentado: série, disciplinas envolvidas, quantas aulas foram necessárias, quantos alunos participaram, quantos professores e qual o papel de cada um.
3. Descrição de como se desenvolveu. Aqui entram, possivelmente, fotos que tenham tirado, depoimentos dos alunos dizendo o que acharam do projeto, o que avaliam que aprenderam com a atividade e depoimentos de outros professores que tenham acompanhado e tenham alguma percepção interessante do ocorrido.
4. Resultados obtidos: aonde chegaram os alunos? Desenvolveram as competências e os conhecimentos que vocês esperavam? Quais? Quais objetivos esperados não foram atingidos? Que outras aprendizagens inesperadas aconteceram? Aqui, como no ítem anterior, pode ser uma boa idéia fazer links para os trabalhos que os alunos desenvolveram para ilustrar e confirmar o que afirmam.
5. Conclusões: o que aprenderam vocês com o desenvolvimento do projeto? De que forma projetos como esse podem integrar o planejamento de vocês? Que outras atividades podem passar a integrar planejamentos futuros em função do que perceberam nesta experiência? De alguma forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para os anos vindouros? Quais?
6. Bibliografia e webliografia: os textos, sites e páginas da Internet que os ajudaram a planejar o que planejaram, a fundamentar e analisar o ocorrido. Isso tudo deve ser feito em um documento digital, isto é, no computador, porque é lá que será depositado para que se torne acessível a todos.

Atividade 2.8: O pôster

Ao criá-lo, vocês vão exercitar principalmente sua capacidade de síntese, apresentar em muito poucas palavras os aspectos centrais e mais importantes do que experimentaram. Devem usar sempre frases curtas, quase como se fossem manchetes de um noticiário.Esse exercício de criação do pôster vai nos levar, na próxima unidade, a discutir critérios sobre como elaborar uma boa apresentação multimídia. “Boa”, aqui, significa uma apresentação eficiente, que consegue ajudar seu leitor a entender, em poucas palavras e imagens, o quadro geral de um assunto. Mas isso fica para a próxima unidade. Vamos, neste momento, ater-nos ao tema desta, que já não é pouca coisa.


Atividade 2.9 A: vagando pela Wikipédia.
Atividade 2.9 B: vagando pelo Wikcionário
Abra a página inicial do Wikcionário em português que fica em http://pt.wiktionary.org/
2. Vagueie um pouco por ele, começando pela primeira página, para familiarizar-se com o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário